Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

quarta-feira, 25 de março de 2020

CORAGEM NA MUDANÇA


 
 
Vivemos tempos de mudanças. Mudanças políticas, sociais, mudanças na família, mudanças profissionais e pessoais. A situação econômica dos países altera sobremaneira as questões de emprego, as alterações nas políticas de previdência social deixam um rastro de insatisfação geral, de insegurança quanto ao futuro, estimulando protestos de toda sorte.

Os períodos de transição, explicados pelo Espiritismo, caracterizam-se por fases de mudanças bruscas e rápidas, onde o indivíduo é colocado de forma abrupta a enfrentar as dificuldades e os desafios. 

São esses momentos em que se destacam a fé e a perseverança para que se possa adquirir confiança no futuro e ainda também no presente. Mas se o indivíduo se prende aos sentimentos de revolta dificilmente conseguirá superar essa fase aziaga, onde são necessários todos os recursos de sustentação mental e espiritual para que passe incólume pelos momentos que parecem intermináveis.

A história humana nos oferece retratos de como os homens passaram por períodos terríveis de guerras, revoluções e carência de necessidades mínimas para seu próprio sustento. Porém, apesar do sofrimento e das aflições, com coragem e denodo puderam superar o momento e estruturar uma nova sociedade. 

Como diz o Espírito Emmanuel, tudo passa, momentos felizes e dramáticos. Tudo é transitório na Terra. Mudar exige cautela, mas também dedicação e confiança no Bem que é necessário realizar para que a Vida nos dê respostas seguras e adequadas para o momento em que vivemos.           

Sonia Theodoro da Silva, filósofa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário