Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SONHOS FISIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E ESPIRITUAISF


A causa dos sonhos e o seu significado sempre foram motivo de grande curiosidade e preocupação. Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec destaca que a Ciência de seu tempo jamais explicou as origens de tais fenômenos. As explicações atuais, ainda incompletas, que consideram apenas as razões psicofisiológicas – enfermidades, transtornos psíquicos, condições de vida profissional e econômica, influências relativas aos costumes da modernidade, tais como o uso de drogas lícitas e ilícitas, a sexualidade como produto descartável, as ansiedades e o stress gerados por todo esse processo, acrescidos às condições políticas mundiais a nos trazerem expectativas com relação ao futuro – realmente originam sintomas, os mais diversos, a refletirem na qualidade do sono.

Porém, o que a Ciência insiste em ignorar são as razões espirituais – experiências contundentes relacionadas às vidas anteriores que interferem nos relacionamentos e comportamento da existência atual, as influências de mentes e emoções de desencarnados sobre os indivíduos, estejam ou não relacionadas diretamente às suas ações pregressas, além de conflitos de ordem interna relativos à sua própria herança genética.

Com O Livro dos Espíritos, questões 400 a 412, deduzimos: somos herdeiros de nós mesmos, ou seja, a nossa história se repete porque insistimos em desempenhar os mesmos personagens. O atual momento é de reflexão e de mudanças na maneira de agir e de pensar e de, sem receios, desenvolvermos valores e virtudes. Este é o caminho.

Sonia Theodoro da Silva.

(Publicado em Nov/Dez 2012 nos seguintes periódicos: The Journal of Psychological Studies - Science, Philosophy and Religion;Journal Psychologischer Studien - Wissenschaft, Philosophie und Religion; Periódico de Estudios Psicológicos - Ciencia, Filosofía y Religión; Giornale di Studi Psicologici - Scienza, Filosofia e Religione; Journal d´études psychologiques - Science, philosophie et religion).

Nenhum comentário:

Postar um comentário